Quem Somos
![]() |
---|
A Associação “O Socorro Gaeirense” foi fundada em 1 de Setembro de 1921, com sede em Gaeiras, concelho de Óbidos, sem fins lucrativos, por um grupo de gaeirenses que tinha como principal objetivo ajudar os mais desfavorecidos, designadamente o apoio logístico e financeiro aos familiares dos sócios falecidos.
Fieis aos nobres ideais dos seus fundadores, em 1998 foram criados novos estatutos ajustados à realidade dos novos tempos, alargando o âmbito da sua intervenção nomeadamente: o apoio social às crianças, aos jovens, aos cidadãos na velhice e na invalidez; apoio às famílias; integração socioeconómico de desfavorecidos e desintegrados sociais; promoção de bolsa de documentação local, diagnóstico, estudos e debates sobre o desenvolvimento socioeconómico.
Em Março do ano 2000 foram publicados no Diário da República os novos Estatutos da Associação “O Socorro Gaeirense”, como Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública.
Em 2001 formou a secção de Dadores Benévolos de Sangue e desde então tem dinamizado todos os anos duas colheitas, em colaboração com o Instituto Português de Sangue.
Em 2005, por protocolo com a Câmara Municipal de Óbidos, iniciou o projeto Melhor Idade no edifício do Pombal, recuperado para o efeito pela Câmara Municipal de Óbidos.
Em 2007 celebrou protocolo com a Câmara Municipal de Óbidos para gestão da Creche das Gaeiras destinada a 35 crianças entre os 3 meses e os 3 anos de idade.
No mesmo ano celebrou acordo com o Banco Alimentar do Oeste e em 2008 com o Banco de Bens Doados para distribuição de bens alimentares e outros, a famílias carenciadas na freguesia de Gaeiras.
Ainda em 2007 foi agraciada com a Medalha de Mérito da Junta de Freguesia de Gaeiras.
Em 2010 iniciou finalmente o Serviço de Apoio Domiciliário que há vários anos vinha tentando implementar, dando assim resposta a uma das necessidades mais prementes da população.
Em 2011 deu inicio à atividade de Centro de Dia nas instalações da antiga Escola Primária nº2 das Gaeiras, devidamente recuperada para o efeito pela Associação, com a colaboração da Câmara Municipal de Óbidos.
Em 11 de janeiro de 2012 foi agraciada pela Câmara Municipal de Óbidos com a Medalha de Altos Préstimos em Prol da Comunidade do Concelho.
Tem participado em todas as edições do Mercado Medieval de Óbidos e das Tasquinhas das Gaeiras.
Ao longo dos seus 100 anos de existência a Associação “O Socorro Gaeirense” tem mantido sem interrupção uma atividade regular mesmo nos tempos em que os apoios oficiais eram nulos. A sua sobrevivência deve-se às receitas provenientes das quotas dos seus associados e iniciativas de carácter popular realizadas com a colaboração de muitos gaeirenses que assim contribuíram para a sustentação financeira desta Associação.
Todas as direções procuraram sempre manter vivos os princípios altruístas dos seus fundadores, pioneiros nesta área, pela sua visão, pelo seu trabalho, dedicação e generosidade em prol de uma comunidade que naquele tempo, na sua maioria, não tinha conhecimentos nem meios financeiros para ultrapassar as adversidades.
Hoje, a Associação “O Socorro Gaeirense” presta um serviço de qualidade a mais de uma centena de pessoas nas diversas valências. A sua direção, voluntários abnegados, a exemplo das suas antecessoras, procura colaborar sempre com todas as pessoas e entidades onde a sua intervenção possa ser útil.
Mais informações consulte os Estatutos da Associação.